Calor aumenta consumo de água. Valor nas faturas também
Os consumidores brusquenses não estão conseguindo entender quais os critérios utilizados pelo Samae para o cálculo dos novos valores nas faturas entregues à população. Pessoas que pagavam `R$ 12,99 passaram a pagar R$ 39,90, um aumento aproximado de 205%. Outros casos semelhantes têm se repetido.
São várias reclamações de que os valores cobrados na fatura de água estão acima dos 15% de aumento anunciado pelo Samae.
O diretor presidente do Samae, Evandro de Farias, afirmou que os valores estão sendo reajustados dentro dos 15% e que o valor cobrado acima da tarifa básica é referente ao consumo de água da população.
Evandro justificou que devido ao calor, neste período o consumo de água teve um aumento considerável em Brusque. Como orientação à população, o diretor recomenda que as pessoas que se julgarem prejudicadas pelo valor cobrado na fatura, devem procurar a secretaria do Samae para sanar as dúvidas.
Fábio Gomes, morador do bairro Souza Cruz, reclamou do valor da fatura de água a ser paga nesse mês. Gomes estava pagando R$ 12,99 centavos mensalmente. Nesse mês, a fatura veio com o valor de R$ 39,30. Um aumento de 205%. Se ao valor inicial for aplicado em reajuste de 15%, o real para Fábio pagar seria R$ 14,93.
Segundo o morador, ele e a esposa trabalham o dia todo e o filho fica na creche durante este período. Não possuem piscina de plástico e as roupas só são lavadas durante o final de semana, quando o casal está na residência.


